25 março 2009

Admirável mundo novo

Hoje em dia, estamos em todos os lugares simultaneamente e até mesmo conseguimos a proeza de não estarmos presente onde fisicamente estamos. Eu explico. A Internet trouxe com ela uma mudança tremenda no comportamento humano e nas relações sociais. Orkut, Twitter, Flickr, MySpace, Skype e MSN, só para citar alguns, nos deixam permanentemente na vitrine do mundo. O resultado é algo como “eu sei quem você é, o que pensa, o que viu, o que está fazendo ou com quem você se relaciona”. Vivemos conectados. Vivemos passando informação, recebendo ou multiplicando. O limite entre o assunto público e o privado ficou muito tênue. Não pretendo emitir qualquer juízo de valor. Se isso é bom ou ruim, cabe a cada um refletir. A verdade é que, com a Internet e suas Mídias Sociais, nós perdemos a capacidade de estar sozinhos. Simples assim.

6 comentários:

Arthur disse...

A Evolução da Comunicação. Daria um bom bordão.
hehe.. Brincadeiras a parte, bom ou ruim acaba sendo relativo, se estiver equilibrado (como Yin Yang) acho valido.

Também penso que já era esperado. É uma conseqüência da natureza do ser humano. Há tempos nos limitávamos a distancia que nossos pés nos levassem. Hoje vamos de avião onde queremos. Assim como há muito tempo atrás as pessoas só sabiam de assuntos relacionados à sua vila ou cidadela, público ou privado.

Anónimo disse...

E a tendência é piorar (ou melhorar, como preferir)..

Beijos!

Anónimo disse...

Muito por coincidência pensei sobre isso hoje. Mas não por coincidência, foi na sua aula. Antes daquele belo texto da cremadora quentinho que meu tio escreveu - BRINCADEIRA! haha você falou algo sobre as mídias sociais que eu me dei conta, caraça! sou um avatar?... E além disso as pessoas andam sabendo de quem eu gosto, do que gosto, o que eu faço... É tem seus prós e contras, como tudo na vida (real ou virtual).

Anónimo disse...

não é anônimo não, sou eu.

Digão disse...

E tem até professor por ai que pra dar palestra on-line é dois toques, a intimidade com as cameras é indescritivééél... Valeu o apoio Palermo, faltampessoas como você por aí!

http://rodrigovieira.wordpress.com/

Fabián disse...

Quantas pessoas leem e debatem as ideias dos outros, tipo neste blog? (baaaa, 2 palavras novas, certo?)
Visto por esse lado é um ponto positivo.