No setor CampusBlog, onde o pessoal da Talk está baseado, às 14h rolou uma palestra sobre Conteúdos na Blogosfera, com Alex Primo, professor da pós na UFRGS e pesquisador da linguagem dos blogs.
Já no começo, uma afirmação forte: o blog será para o século XXI o que a TV foi para o século XX. Em seguida, uma informação que pode corrigir nossos planos de mídia: Internet não é meio de comunicação. Internet é um ambiente. Já o blog, este sim é um meio. Um detalhe, mas é importante saber.
Alex Primo falou sobre a importância do blog na comunicação de hoje, situando-o como uma micromídia digital.
Metade da palestra foi dedicada à apresentação de uma pesquisa sobre os blogs brasileiros e seus conteúdos. Foram pesquisados os 50 blogs mais importantes do país.
Anotei alguns números, se interessam a você continue lendo.
Temas mais freqüentes: tecnologia 25,28%; política 23,84%; esporte 4,70%; música 3,78%, atividade profissional 2,47%, entre outros.
Quanto ao estilo, o blog analítico tem 27,75%; o factual 26,33%, o de reprodução de conteúdo 21,56%, e o intimista 4,16%, entre outros não anotados por mim.
Quanto à geração de comentários, em primeiro lugar vem o blog analítico com 38,8% e depois aparece o de reprodução de conteúdo, com 24,0%.
Lá no site do Alex vc pode encontrar a pesquisa completa e comentada. Vale a pena.
Já no começo, uma afirmação forte: o blog será para o século XXI o que a TV foi para o século XX. Em seguida, uma informação que pode corrigir nossos planos de mídia: Internet não é meio de comunicação. Internet é um ambiente. Já o blog, este sim é um meio. Um detalhe, mas é importante saber.
Alex Primo falou sobre a importância do blog na comunicação de hoje, situando-o como uma micromídia digital.
Metade da palestra foi dedicada à apresentação de uma pesquisa sobre os blogs brasileiros e seus conteúdos. Foram pesquisados os 50 blogs mais importantes do país.
Anotei alguns números, se interessam a você continue lendo.
Temas mais freqüentes: tecnologia 25,28%; política 23,84%; esporte 4,70%; música 3,78%, atividade profissional 2,47%, entre outros.
Quanto ao estilo, o blog analítico tem 27,75%; o factual 26,33%, o de reprodução de conteúdo 21,56%, e o intimista 4,16%, entre outros não anotados por mim.
Quanto à geração de comentários, em primeiro lugar vem o blog analítico com 38,8% e depois aparece o de reprodução de conteúdo, com 24,0%.
Lá no site do Alex vc pode encontrar a pesquisa completa e comentada. Vale a pena.
3 comentários:
Táx virado num blogueiro mesmo, mô quirido. Agora posta praticamente em tempo real. Quem diria.
Aproveita essa interação maluca aí, amigo.
'xa comigo. isso aqui é um mundo maluco, tchê. bom demais.
cara, que bacana... enjoy:c) - a parada da pesquisa é muito boa, mesmo! abraço
Enviar um comentário