20 janeiro 2009

DIRETO DO CAMPUS PARTY - SP 2


No setor CampusBlog, onde o pessoal da Talk está baseado, às 14h rolou uma palestra sobre Conteúdos na Blogosfera, com Alex Primo, professor da pós na UFRGS e pesquisador da linguagem dos blogs.
Já no começo, uma afirmação forte: o blog será para o século XXI o que a TV foi para o século XX. Em seguida, uma informação que pode corrigir nossos planos de mídia: Internet não é meio de comunicação. Internet é um ambiente. Já o blog, este sim é um meio. Um detalhe, mas é importante saber.
Alex Primo falou sobre a importância do blog na comunicação de hoje, situando-o como uma micromídia digital.
Metade da palestra foi dedicada à apresentação de uma pesquisa sobre os blogs brasileiros e seus conteúdos. Foram pesquisados os 50 blogs mais importantes do país.
Anotei alguns números, se interessam a você continue lendo.
Temas mais freqüentes: tecnologia 25,28%; política 23,84%; esporte 4,70%; música 3,78%, atividade profissional 2,47%, entre outros.
Quanto ao estilo, o blog analítico tem 27,75%; o factual 26,33%, o de reprodução de conteúdo 21,56%, e o intimista 4,16%, entre outros não anotados por mim.
Quanto à geração de comentários, em primeiro lugar vem o blog analítico com 38,8% e depois aparece o de reprodução de conteúdo, com 24,0%.
Lá no site do Alex vc pode encontrar a pesquisa completa e comentada. Vale a pena.

3 comentários:

Giancarlo Proença disse...

Táx virado num blogueiro mesmo, mô quirido. Agora posta praticamente em tempo real. Quem diria.
Aproveita essa interação maluca aí, amigo.

Fernando Palermo disse...

'xa comigo. isso aqui é um mundo maluco, tchê. bom demais.

Anónimo disse...

cara, que bacana... enjoy:c) - a parada da pesquisa é muito boa, mesmo! abraço