16 agosto 2009

Sobre sedução

Sempre vale falar de sedução. Não aquela sedução do olho no olho, do sorriso contido no canto dos lábios. Falo daquela sedução mais abusada, mas não menos excitante. Falo do poder de sedução da propaganda.

Falo, é claro, da boa propaganda. Aquela que não busca atingir apenas a cabeça e o bolso do consumidor. Mas o coração. Aquela propaganda que não visa apenas o indivíduo-consumidor, mas a pessoa. A propaganda que não busca o puro, e sem graça, convencimento, mas a desafiadora persuasão.

Enquanto o convencimento fala à razão, a persuasão se dirige à emoção. A persuasão constrói um caminho mais excitante desde a mensagem até a ação. Exige mais do criativo. Exige mais talento, mais técnica, exige mais sensibilidade.

Geralmente, os textos mais persuasivos e bem sucedidos levam em conta mais as crenças dos consumidores do que as próprias características do produto. Identificamos os valores, necessidades e desejos do consumidor e os associamos às características do produto.

Quando se fala em sedução do consumidor, muita gente logo pensa em apelo sexual na mensagem. Historicamente, a palavra sedução carrega uma carga mundana, traduzindo uma espécie de feitiço que levava o indivíduo ao pecado. Sedução, para muitos, ainda é sinônimo de algo libidinoso, proibido, profano.

Na publicidade, a sedução carrega objetos de desejo, de felicidade, de bem-estar e de realização. A sedução aparece como um jogo de promessas e realização. A sedução na publicidade é o que fascina. E conquista.

Simples assim. Ou não.

10 comentários:

Kelly Veiga disse...

Ah, eu poderia citar várias propagandas que me seduziram, que ficaram marcadas na mente, até mesmo eu não sendo o público-alvo. Como as lindas propagandas do shampoo Johnson ou "Malwee, gostosa como um abraço"

Uma propaganda que seduz é resultado de profissionais que amam o que fazem.

Beijos, Prof.

Diego Moreau disse...

Texto lindo e sedutor. Abraços!

Fernando Palermo disse...

Valeu Kelly. Valeu Diego. Vindo de vc o elogio ao texto vale bem mais do que um elogio. Abraço.

André Alves disse...

Enfim de volta com um excelente texto. Ainda acredito que esse blog vai virar livro hein. Ótima semana Palermo.

Fernando Palermo disse...

Pois é. Esta é a ideia. Algumas coisas daqui certamente vão migrar para lá. Abraço, André.

Marcella Cruz disse...

sedução é uma espécie de identificação, em forma de fascínio e/ou encanto.
I guess...

as propagandas que seguem esse formato costumam ser absurdas de boas.

a minha preferida é a da mastercard.
aquela que narrava uma estória, colocava o preço das coisas envolvidas e depois acrescentava um detalhe que dinheiro nenhum poderia comprar mas que pra qualquer outra coisa, existia mastercard.

lembra?
acho que é bem padrãozinho sedutor.

pelo menos comigo funcionou.

até quinta.

Fernando Palermo disse...

é. aquela campanha seduzia pela ideia. pela simplicidade da ideia. é sempre assim, as coisas mais sedutoras são as mais simples. simples assim.

Manuella disse...

Será que você, como orientador, pode constar na minha lista de referências no TCC? Já vou falar um pouquinho sobre isso... =D

Fernando Palermo disse...

Fica meio estranho... o orientador do TCC ser citado como referencia. Usa estes textos que escrevo mais la no Cap 4, na analise de dados. ok?

Júnia M disse...

Ninguém mais indicado que o mestre Fernando Palermo para me recordar o ano preciso em que o slogan da Malwee ("gostosa como um abraço") surgiu pela primeira vez.

Estou com a vaga lembrança de q foi no começo dos 90... confere?