28 julho 2008

O CONAR me fez pensar

Usando como gancho o post do CONAR e Nova Schin, ali embaixo, lembro que todos os produtos de uma mesma categoria tendem a ser iguais, restando à comunicação tratar menos de seus atributos reais e mais dos emocionais. Ser direto tem seu lugar na propaganda, mas também ser sutil, ambíguo e sedutor. As pessoas querem ser estimuladas e emocionadas. Quando se escolhe uma marca, busca-se mais do que o produto concretamente pode oferecer. Busca-se o sonho, a satisfação de um desejo, aquela conexão emocional que somente as marcas diferenciadas podem oferecer. Simples assim. Ou nem tanto.

Ação do CONAR faz pensar sobre a profissão

Está lá no Acontecendoaqui: o CONAR - Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária mandou tirar do ar a campanha da Nova Schin por causa do conceito que eles estavam veiculando: "leve e gostosa como nenhuma outra". A alegação é de que a frase é subjetiva e induz o consumidor a deduzir que a Nova Schin é mais gostosa do que as concorrentes. Ora, se a gente não puder mais criar frases subjetivas e dar a entender que o nosso produto é melhor do que os concorrentes, só vai nos restar pegar a bola e a boneca e ir brincar em casa. O que faz a propaganda se não frases com duplo sentido, posicionando marcas na mente do consumidor? Não discuto a validade do CONAR, longe disso. Apenas fico preocupado com o rumo que as coisas estão tomando, colocando a propaganda como a mãe de todos os males. Uma notícia que faz pensar. E muito.

26 julho 2008

O surf na onda da preservação: SOS Gravatá na Praia Mole


O Daniel Elwanger, aluno lá da Estácio, está divulgando um movimento que vale a pena: SOS Gravatá. É o seguinte: o costão direito da Praia Mole, conhecido como Canto do Gravatá, está ameaçado pela construção de um empreendimento imobiliário. Mais um na Ilha! A garotada do surf e as pessoas ecologicamente conscientes realizam amanhã, domingo, uma manifestação pela preservação do lugar. Campeonato de surf, DJ, show ao vivo com Dazaranha e uma caminhada ecológica que será realizada às 13 horas, ali mesmo na Praia Mole. Quer saber mais? Surfe aqui: http://www.sosgravata.org/

16 julho 2008

VOLUNTARIADO. UMA NOVIDADE E UMA HOMENAGEM

Lembram que eu postei um dia desses dizendo que estava chegando uma boa novidade para quem sempre quis fazer trabalho voluntário, mas não tinha tempo? Seus problemas acabaram! O Instituto Voluntários em Ação lançou ontem, 15 de julho, um portal que traz oportunidades de voluntariado presencial e on-line. Isso mesmo: você acessa o www.voluntariosonline.org.br e pode fazer uma busca de oportunidades, filtrando por profissão, cidade, ou CEP. E, de forma inédita no Brasil, oferece voluntariado on-line. Isso quer dizer que você pode ajudar alguma ONG aí mesmo do seu teclado e mouse. E a homenagem do título? Pois é, na solenidade realizada na Assembléia Legislativa, que teve a presença de personalidades, autoridades e até uma representante da ONU, o Instituto entregou diplomas a Voluntários Amigos. E eu, com muita felicidade, recebi um. Já mandei emoldurar.

12 julho 2008

Os melhores


Já dizia o I Ching: "coincidências não existem". Eu estava revirando as prateleiras da net e encontrei esta foto. E já que eu comecei o post com uma citação, aqui vai outra para finalizar: "algumas imagens valem por mil palavras".

09 julho 2008

Aproxima de mim este cálice

Vinho combina com carnes. Combina com massas. Combina com frutos do mar. Vinho combina com tudo, até com jogo de palavras. O jogo de palavras deve ser irreverente como um vinho branco gelado. Deve ser intenso como um cabernet. As palavras são um meio de passar a sua mensagem. São peças móveis, frágeis, vivas. Combinar palavras exige todo um ritual, como abrir e degustar um bom vinho. Ser inteligente sem ser claro é desperdiçar palavras. E um bom vinho a gente não desperdiça. Simples assim. Ou nem tanto.

05 julho 2008

Voluntariado. Um teaser.

Volto ao assunto por uma simples razão: vale a pena. Muita gente não se dedica a um trabalho voluntário porque não tem tempo. Para essas pessoas, uma boa notícia: vem aí uma grande novidade que vai solucionar esta falta de tempo. Fazer um trabalho voluntário e ter aquela incrível sensação de estar ajudando alguém vai ficar tão fácil quanto navegar na net. Vale a pena aguardar.

NOVOS TALENTOS



Voltando ao assunto prêmio T.I. (Trabalho Interdisciplinar) da Estácio. Aqui estão duas pequenas amostras das campanhas premiadas. Estas duas tinham o PV como cliente. Por trás destas peças está uma campanha com diversas ações, enfoques e estratégias realmente diferenciadas. Como finaliza o AdTudo, "enjoy".