09 abril 2008

Palavras e parábolas

As frases mais simples, invariavelmente, são as mais difíceis de serem escritas. Nesta frase que você acabou de ler, por exemplo, a palavra “invariavelmente” se intrometeu no texto e complicou tudo. Acabou com a pureza da frase. As palavras inteligentes nunca são tão eficazes quanto falar de maneira clara. Imagine um técnico de futebol pedindo para o ala avançar pelo lado do campo, formando uma parábola em relação à linha lateral. Na propaganda é a mesma coisa. O redator não precisa mostrar sua erudição ao escrever o anúncio. Aliás, basta se revelar inteligente. O objetivo é seduzir o leitor, certo? E, para seduzir, às vezes, basta um olhar. Palavras erradas, invariavelmente, acabam atrapalhando.

5 comentários:

Anónimo disse...

concordo em gênero, número e degrau. abraço

Anónimo disse...

Prof,
Espero ter aprendido a lição a tempo de fazer sua prova.
;o)
Gostei do blog. Já vou adicionar nos meus favoritos para sempre dar uma espiadinha.
Abraço.
Denise Brasil

Anónimo disse...

Grande Palermo! Obrigado por seu comentário a respeito do meu texto no blog do Robson. Aliás, eu não sabia que você também tinha o seu próprio blog. Freqüentarei, invariavelmente (hehe).
Abraço e saudades de tudo e de todos por aí!
Sérgio Calderaro.

Milena Gouvêa disse...

Palermo!
Que delicia seu blog! Li os posts e fiquei com vontade de ler mais.
Esse último, em especial, me prendeu por uma frase: "as palavras inteligentes nunca são tão eficazes quanto falar de maneira clara".
Acho que, no caso dos anúncios o que vence mesmo é a simplicidade (por mais que haja essa tentação enorme de apelar pra um "palavrão" de vez em quando).
Continue postando, viu? É quase um curso de redação online! :D

Beijão! :*****

Anónimo disse...

Explica isso pra um cliente meu?
hahahahahaha

Kati