04 maio 2009

La garantia.


Em uma das tantas aulas da semana passada, uma aluna levantou um assunto que rendeu alguns bons minutos de uma ótima discussão. A pergunta era a seguinte: se alguma vez na minha carreira algum cliente não havia questionado sobre a garantia de sucesso da campanha que eu estava apresentando a ele. Algo do tipo: quem garante que meu dinheiro não vai pro ralo?

Pois é, sempre que esta pergunta surgiu em alguma reunião com cliente, e sempre que cabia a mim a resposta, eu procedi da mesma maneira. Três segundos de silêncio, inspira fundo, e as palavras começavam a sair calmamente articuladas, bem pensadas. Muita calma nesta hora.

Como dizer para o cliente que a tua idéia é resultado da observação do dia-a-dia das pessoas? Como explicar que aquele filme, que vai custar 120 mil reais de produção, foi criado a partir de uma conversa com a senhora que faz a faxina na agência? E que tudo o que ela falou foi cruzado com as informações do briefing?

É mais fácil começar falando no plano de mídia, nos GRPs, nos CPMs, IBOPES e IVCs. Argumentação técnica e racional é sempre melhor compreendida, parece ter mais força.

Depois de falar do acerto do plano de mídia, de como cercamos o público-alvo, era hora de defender um pouco mais o conceito criativo.

Enfim, sempre preparei um pouco a resposta que ele desejava ouvir: afinal, quem garante que tudo isso vai dar certo?

A resposta? Quem garante é a publicidade. Ela garante. Ela dá certo.
Simples assim.

5 comentários:

Jefferson Borba disse...

Não tenho o que comentar na verdade. Você tanto em seus posts como em suas aulas encontra uma facilidade em traduzir as coisas que sempre me impressiona. Simples assim :)

Thayse disse...

sabe que eu vivo pensando nisso?
pessoal da criação é sempre visto como fanfarrão da história toda. mas, de bem que é um tanto agradável testar suas loucuras com o dinheiro dos outros. ou não. haha
preciso procurar vc pelos corredores da estácio.TI chegando...

beijoss

Fabián disse...

"La Garantia Soy Yo?"

Kelly Veiga disse...

Quem garante é a publicidade. Sábias palavras, como sempre.

Prof nem foi na nossa formatura né, já fosse melhorzinho! haha

Passa lá no blog e dá uma conferida no que rolou!

http://duplaemcrise.wordpress.com

Beijo

Louize Vieira disse...

Simples assim !!!

Queria saber porque as pessoas não perguntam para o médico: "o que me garante que esse remédio vai me curar?"

Beijos, Palermoo