25 abril 2009

Dicas de boas maneiras na comunicação via web - 1

Este post faz parte do Movimento Blog Voluntário, que une os blogs participantes numa corrente online pela inclusão digital, divulgando dicas que ajudem as pessoas que estão ingressando neste mundo virtual onde tudo parece ser possível. Então, lá vai:

Quando você escrever um e-mail ou mesmo mandar mensagens por chat, Orkut, MSN ou Skype, evite escrever palavras em caixa alta (maiúscula) porque ESCREVER USANDO APENAS MAIÚSCULAS PASSA A NÍTIDA IMPRESSÃO DE QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO. Assim, quando você quiser destacar uma frase, expressão ou palavra, use bold (negrito) ou coloque o que você quer destacar entre *asteriscos*.


Outra boa dica é escrever suas mensagens sempre de maneira clara, breve e objetiva. A maioria das pessoas com as quais você se relaciona na net somente vai lhe conhecer pelo que você escreve. E também pelo modo como escreve. Assim, evite os erros gramaticais ou de digitação, revise o que você escrever e confira se está claro o que você deseja comunicar. Evite usar dez palavras para expressar o que poderia ser comunicado com apenas cinco.

1 comentário:

Dom-ken disse...

Isso me cheira muito a como faze um bom texto publicitário, sera mera coincidência?

E eu já tinha notado que a internet vinha por esse caminho, mais foi nas suas aulas de redação que vi mais claramente as semelhanças dentre o texto publicitário e o de internet. Sem semelhantes mais ao mesmo tempo muito diferentes, nunca podemos esquecer disso.


Abraços Prof.