26 abril 2009

Dicas de boas maneiras na comunicação via web - 3

Este post é o terceiro da série de contribuições para o Movimento Blog Voluntário, que une os blogs participantes numa corrente online pela inclusão digital, divulgando dicas que ajudem as pessoas que estão ingressando na web. Então, lá vai minha última contribuição nesta campanha.

Quando você receber e-mail cujo remetente enviou com uma série de pessoas copiadas, e você quiser responder a ele, e somente a ele, não esqueça de conferir se a sua mensagem não está indo para todas as pessoas copiadas lá. Existem duas maneiras de você responder ao e-mail: somente ao remetente ou a todos que estão na lista. Nada mais chato do que receber uma mensagem que não tem nada a ver com você.

Outra dica: escreva sempre no “subject” (assunto) do e-mail algo que realmente identifique o assunto tratado no texto. Muitas pessoas, geralmente as que recebem muitos e-mails por dia, escolhem pelos assuntos aqueles que irão ler ou simplesmente deletar (apagar do computador). Assim, seja claro e conciso ao escrever o assunto do seu e-mail.


25 abril 2009

Dicas de boas maneiras na comunicação via web - 2


A comunicação escrita não permite recursos de inflexão de voz, apoio de linguagem gestual ou qualquer outro recurso que não seja a palavra. Porém, na web você tem a possibilidade de simular uma conversação face-a-face em suas mensagens escritas. Basta utilizar os emoticons (emotions+icons), aquelas combinações de letras e símbolos. Os mais básicos e usuais são esses:

:-) Sorriso.


;-) Piscar o olho.

:-( Cara de insatisfação.

:-() Cara de surpresa e espanto.

:-I Indiferença, não-compreensão.

Dicas de boas maneiras na comunicação via web - 1

Este post faz parte do Movimento Blog Voluntário, que une os blogs participantes numa corrente online pela inclusão digital, divulgando dicas que ajudem as pessoas que estão ingressando neste mundo virtual onde tudo parece ser possível. Então, lá vai:

Quando você escrever um e-mail ou mesmo mandar mensagens por chat, Orkut, MSN ou Skype, evite escrever palavras em caixa alta (maiúscula) porque ESCREVER USANDO APENAS MAIÚSCULAS PASSA A NÍTIDA IMPRESSÃO DE QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO. Assim, quando você quiser destacar uma frase, expressão ou palavra, use bold (negrito) ou coloque o que você quer destacar entre *asteriscos*.


Outra boa dica é escrever suas mensagens sempre de maneira clara, breve e objetiva. A maioria das pessoas com as quais você se relaciona na net somente vai lhe conhecer pelo que você escreve. E também pelo modo como escreve. Assim, evite os erros gramaticais ou de digitação, revise o que você escrever e confira se está claro o que você deseja comunicar. Evite usar dez palavras para expressar o que poderia ser comunicado com apenas cinco.

18 abril 2009

Outra boa dica

Eu andava com vontade de falar aqui sobre a Realidade Aumentada, mais especificamente sobre o case Doritos. Mas o Rodrigo Vieira colocou dois posts muito bons sobre o assunto lá no blog Rodrigolês. Se você ainda não ouviu falar nisso, vale a pena acessar. Se já ouviu, também vale a dica. A Realidade Aumentada é uma bela demonstração do que a tecnologia reserva para o marketing e nossa velha e querida propaganda.

Uma dica “Europeana”


Pra quem ainda não conhece, vale a dica. É a Europeana, a bilbioteca multimídia online da Comunidade Européia. São mais de 2 milhões de obras de 27 países europeus. E esse acervo reúne livros, mapas, gravações, fotografias, documentos históricos, pinturas, e filmes de mais de 1.000 organizações culturais do chamado “velho continente”. Isso inclui também os museus, como o Louvre, por exemplo. E você pode conferir tudo isso com o portal traduzido para o português. A média de acessos está sendo de dez milhões de visitas por hora. Agora me diz, o que você continua fazendo neste blog sem graça com este caldeirão cultural a um clique de você?

13 abril 2009

Tendência ou obrigação?



Alguns dias sem escrever por absoluta falta de tempo e de assunto. Hoje volto ao blog, porque tenho tempo. Quanto ao assunto, este é um item que continua em falta apesar de que o velho mundão continua com suas barbaridades. O BBB terminou. Começa hoje uma nova novela. Faustão continua sem solução. As agências de propaganda tradicionais continuam com seu velho discurso de comunicação integrada, comunicação total, comunicação etc e tal. E a Internet continua bombando.

Enquanto isso, em SP, as agências de ponta, que sempre ditam as tendências, anunciam a abertura de seus núcleos de comunicação digital. Não dá mais pra fingir que a web é uma midiazinha de jovens sem nada mais sério para fazer do que navegar e bater papo.

Hoje mesmo, no final da tarde, passei em uma agência e bati um papo interessante, ou melhor, no meio do papo ouvi uma pergunta interessante: abre aspas – Então, quer dizer que as empresas podem usar o Orkut pra anunciar? Como se faz isso? Nunca notei! – fecha aspas.

Pois é. Pelo menos este meu amigo foi sincero e deixou bem claro que não tem idéia de como utilizar o Orkut, por exemplo, em uma campanha para um cliente. Rapidamente comentei com ele algumas maneiras de utilizar a net para reforçar o relacionamento entre marcas e pessoas.

A Internet, e suas Mídias Sociais, estão aí dando sopa para completar os planos de comunicação que as agências vendem para seus clientes. Que tal acrescentar no seu plano uma pitadinha de Orkut, um leve tempero de Flickr, um toque de Twitter ou uma boa dose de Ning?

Está mais do que na hora de as nossas agências montarem seus núcleos de comunicação digital. O campo de trabalho para nossos profissionais ampliaria, assim como aumentaria a eficiência de nossas campanhas.

04 abril 2009

100 anos







Não podia deixar passar em branco. Hoje, Porto Alegre acordou vermelha e em festa. Os colorados foram às ruas na grande marcha dos 100 anos. O clube Campeão de Tudo chega ao Centenário coberto de glórias. Aqui em Floripa, hoje à noite, temos a festa de aniversário dos profs Paulo Pedroso e Léo Diniz com o tema 100 Anos. Ser colorado é assim, viver comemorando.

A propaganda agoniza

Você achou interessante o título deste post? Então, dê uma conferida no artigo que publiquei lá no site da Criação Catarinense. Nem tanto pelo próprio artigo, mas muito pelo conteúdo do site: portfolios,noticias, dicas e artigos, é claro. O site é uma iniciativa do pessoal de criação das agências catarinenses. Vale a pena dar uma olhada, nem que seja por simples curiosidade (apesar de eu ter certeza de que vc o colocará entre seus favoritos).

02 abril 2009

Um Blog De Cabeceira

"Somos oito cabeças, 16 pares de olhos e mãos, 160 dedos batucando 102 teclas de computador. Enfileirados, os dedos ocupariam a distância entre o jogador e a trave na hora de cobrança de um pênalti. Mas não, muito obrigado, preferimos ficar com os dedos nas mãos, sem enfileirar nada. Afinal, vamos precisar dos dedos, todos eles, para poder escrever sobre os livros que os 16 pares de olhos vão ler, que os oito cérebros vão processar, que as 16 mãos vão folhear."

É assim que começa o post de apresentação do blog De Cabeceira, um blog feito em conjunto por alguns colegas aqui da Talk/Knowtec. Pra quem gosta de leitura é uma boa pedida, já que o assunto de todos os posts é sempre o mesmo: livros. Lá vc vai encontrar dicas de bons livros, alertas de livros não tão bons assim, além de boas análises e comentários.

Sinceramente, não sei se vc vai gostar. Eu, por minha vez, ganhei um blog de cabeceira. Sem trocadilhos.