04 fevereiro 2009

A comunicação

Hoje, na aula da manhã, o assunto foi comunicação. Um assunto simples, não fosse tão complexo. Falamos teoricamente sobre a comunicação, mas sempre procurando estabelecer um link para o mundo publicitário e o cotidiano das pessoas. Falamos das várias maneiras que a gente usa para a nossa comunicação. Da palavra verbalizada, dita com todas as vogais e consoantes necessárias, até um olhar ou a roupa.

Isso mesmo. A roupa que você escolhe para vestir comunica muito. No mínimo ela comunica o seu estilo. Ela pode expor o seu estado de espírito, comunicando a todos se você está alegre ou nem tanto assim. A estampa da camiseta, as cores, o tênis sem cadarço, o boné, o tamanho do brinco. Você já viu alguma pessoa muito tímida com brincos enormes e chamativos? Se viu, me mostre porque eu nunca notei.

A comunicação está no olhar, no gesto. Pode ser um gesto mudo, pode ser um gesto que sublinha um inflamado discurso oral. A comunicação está em tudo o que as pessoas atribuem algum significado. Simples assim.

6 comentários:

Desbravadores Inclusivos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Desbravadores Inclusivos disse...

Palermo, falando em comunicação, é incrivel como as pessoas conseguem ler o que não esta escrito. Digo isso porque escrevi um texto que foi postado no blog do Cacau e muitas pessoas simplesmente citam frases que não estão no texto. Se tiver interesse de uma olhada no blo dele. O texto é Nós e Eles.

Fernando Palermo disse...

É isso mesmo. Parece que as pessoas têm um subtexto em suas cabeças. Vou lá conferir.

Anónimo disse...

É como o velho ditado: um olhar vale mais do que mil palavras...

Unknown disse...

Oi Palermo!

Estou lhe convidando para participar da mais nova brincadeira de blog, que está rodeando os blogueiros do IKT.
Entra lá no meu blog e veja como participar.

Beijinhus

Bruna Pires. disse...

Lembrei das aulas do Messa. Textos como Linguagem corporal e etc.

É engraçado relembrar o que passou da faculdade. Sinto falta de aulas com conversas como essa: COMUNICAÇÃO.

Normalmente não gosto de assuntos amplos, pois na maioria das vezes são tão polêmicos que geram um clima desconfortável. Mas quando existe um fundamento teórico, é muito agradável aprender.

Beijos Palermo!