24 fevereiro 2009

Cortazar e Kerouac


Estou lendo Ultimo Round, Tomo I, de Julio Cortazar. Uma incrível colagem de poemas, crônicas, fotos, ilustrações e reflexões sobre os mais diversos assuntos. Uma literatura diferente, um estilo arrojado de texto. Faz lembrar Jack Kerouac no seu lendário On the Road, ou mesmo em Viajante Solitário e Big Sur. Um texto livre, solto, sem quaisquer amarras a estilos, mas, por isso mesmo e assumindo a contradição, compondo uma escrita e um estilo marcantes. Não quero comparar Cortazar com Kerouac, longe disso. Apenas me fez lembrar e despertar a vontade de ler o clássico da literatura beat – falo de On The Road - pela quarta vez. Onde deixei o livro na última viagem literária?

2 comentários:

Giancarlo Proença disse...

Cortazar é o melhor. Não há nada igual ao conto "Fábula sem moral", publicado no livro "História de Cronópios e de Famas", para representar essa nossa profissão de escrevinhador por dinheiro. O conto começa mais ou menos assim: "Um homem vendia gritos e pelavras e ia bem, embora todos regateassem no preço".
Abraços.

Anónimo disse...

Kerouac... Muito bom. Me lembra uma frase clássica: "Qual é a sua estrada, homem? Há sempre uma estrada em qualquer lugar, para qualquer pessoa, em qualquer circunstância"

Muito bom... Ótimo post.
Um abraço.

Manu