24 fevereiro 2010

Onde estão as ideias?

Vale a pena repercurtir a aula de hoje. Foi na Estácio, turma da quinta fase, disciplina de Redação Publicitária III. O assunto: de onde saem as ideias que geram roteiros geniais.

O papo foi bom, eu gostei. Chegamos à conclusão de que as grandes ideias nascem lá fora, nas ruas, nas casas, nos ônibus, em elevadores cheios. Cheios de gente, de pessoas. Isso mesmo, as grandes ideias nascem das vidas das pessoas.

Por isso é importante sair, olhar, observar a vida. Sim, é difícil acreditar, mas existe vida além do umbigo do publicitário.

Será coincidência que as grandes ideias sejam tão simples e mostrem pedaços da vida? Que brinquem com situações do cotidiano? Que as pessoas se identifiquem com elas?

Então, se você está começando na profissão, ou tem um briefing pra resolver na faculdade, pare de olhar para a tela em branco do Word. Saia pra rua. Converse com o porteiro do prédio, passe na padaria e peça um café, escute a conversa das pessoas, pegue um ônibus com os ouvidos alertas. Viva!

Geralmente as soluções estão lá no público-alvo. Nas suas vidas, nos seus comportamentos. Nas suas necessidades. Nos seus sonhos.

Pode parecer brincadeira, mas quem cria os melhores comerciais são os próprios consumidores.

9 comentários:

Kelly Veiga disse...

É, na agência é assim também. Enquanto a ideia não vem, deixo o word um pouco de lado e vou pra sites, blogs, revistas, janela e etc.

Sempre surge alguma coisa, nem que seja pra um próximo job.

Beijo, Prof!

Luz Mariana disse...

é o trabalho com as ideias que diferencia a profissão que nós escolhemos das outras profissões, mas para ter ideias, precisamos conhecer as coisas, as pessoas, precisamos conhecer o mundo lá fora, precisamos viver e conviver com as pessoas.

parabéns pelo assunto, a aula foi muito boa

Marcia Scherer disse...

Uma ótima dica, principalmente para aquelas travadas diante da página em branco. Nestes momentos, a internet tbm funciona, mas nada melhor que o mundo ao vivo e real!
Parabéns, você deve ser um ótimo professor!!!

Mariana Lafuente disse...

No caso foi na aula de segunda ou eu estou perdendo as aulas de quarta?

Suzan Marina disse...

Saudades de você e das suas aulas! Mas mais ainda das suas orientações e daquele TCC que me consumiu e hoje tá lá...na prateleira da estante da sala pra quem quiser ver!
É bem assim quando precisamos das ideias elas somem. Fiquei algum tempinho sem entrar aqui e hoje li uns 10 posts, muitos me chamaram a atenção...adorei todos!

Beijos!
Suzan.

Rafael Camargo disse...

Querer especificar de onde vem as ideias geniais é se limitar tanto quanto viver mergulhado em referências.

Na minha opinião, ideias geniais surgem da necessidade de se tê-las. E a maior parte do nossos (SC) anunciantes não necessitam delas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Gustavo disse...

Concordo em número, gênero e grau.
As idéias estão aí, no mundo, seja lá qual for o seu.

Paola Trebbi Dietzold disse...

Concordo profe!