17 junho 2009

O redator não foi na filmagem?


Na segunda-feira foi lançado um comercial do novo Ford Fusion. Grande ideia, poderosa ideia. O filme utiliza a linha criativa que alguns chamam de "dar volta às coisas", ou seja, a história se encaminha para um final que, de repente, é alterado de maneira radical. O famoso final inesperado. Não vou contar a história aqui, vale a pena conferir no YouTube ou na TV mais perto de você.

O assunto do post não é a ideia genial. Mas o erro que o comercial traz. Hoje à tarde, fui alertado pelo @levipedroso. Fui conferir e não deu outra: o redator não deve ter acompanhando as filmagens.

Qual o erro? Preste atenção nos diálogos do comercial. Tem uma frase que é repetida: "onde você pretende estar daqui 5 anos?". Certamente o roteiro trazia a frase correta, com a expressão "daqui a 5 anos".

Como o erro passou? Quem já foi a um set de filmagem sabe o stress que rola, a repetição das cenas, onde é preciso monitorar de tudo. Do movimento da câmera ao reflexo no talher. E como a equipe tenta cuidar de tudo, às vezes escapa um detalhe. Neste caso, mais do que um detalhe. A grande frase do comercial foi falada de maneira errada pelos atores.

Será que ninguém percebeu? Bom aí, somente estando lá para saber. Lá na filmagem, ou na edição. Quem sabe se justamente a cena onde eles erraram a frase não tenha sido a melhor? A única "boa"?

Pena, porque a ideia é demais. E a trilha é maravilhosa, pontuando o comercial da maneira exata. Dando ritmo e estilo. Preste atenção.


12 comentários:

adtudo disse...

faltouuuuuu!!!! fica muito legal quando você bota para o cara repetir várias vezes, entre o 35 e 37 segundos... vai a idéia...

Otávio Monti disse...

mto boa palermo.
gostei do teu blog.
abração
Otávio Monti

Anónimo disse...

fala palermo..

acredito que o dia não foi tão bom depois dos 2 à 0 de ontem.. mas ainda tem a volta!!

valeu pela lembrança no post.. minha popularidade no twitter cresceu!! haha

legal pela experiência compartilhada no texto.. são tantas coisas para lembrar.. tipo T.I. haa


é isso, até daqui a um dia na prova!!

levi

Anónimo disse...

quem te falou que no roteiro estava escrito certo?

Kelly Veiga disse...

Se não estava escrito certo, o erro não foi da filmagem, foi do redator! haha

Beijos, Palermo.

http://duplaemcrise.wordpress.com

Fernando Palermo disse...

Pois é. Se no roteiro estava escrito errado, erro de todos? Do redator à aprovação do cliente.

Diego Moreau disse...

Ai tem aluno falando: se até a Ford erra, aumenta minha nota do TI!

Marcia Scherer disse...

olá palermo, muito boa a sua observação, mas será que não foi proposital? antes que você me crucifique eu explico, será que não foi um daqueles lances onde o redator escreveu certo (defendendo redator) e o diretor de criação/ cliente/ atendimento/ alguém disse vamos deixar a conversa menos engessada, com cara de dia-a-dia. Isto, minha tese é de que não foi um erro e sim uma opção (infelizmente).
Parabéns, você enriquece minha leitura.

Thayse Tsuruyama disse...

é. falando desse jeito, acho meio difícil eles estarem lá daqui a 5 anos. achei muito bom esse vt, e muita gente não deve ter percebido o erro, até porque eles podem estar falando coloquialmente (em uma reunião) mas tudo beeeemm..
coitado do redator. sempre sobra pro redator.

ÉÉÉÉÉÉÉÉÉ OUUUUUUUROOOOOOOO.
e a gente disse, puts onde está Palermo para entregar?
juro! HAHA

beijo

Fernando Palermo disse...

Pode ser, Marcia. A propaganda tem dessas liberdades de toturrar o vernáculo d evez em quando. Faz parte da linguagem. Ma so que pegou neste fime foi a repetição. Logo a frase que dá gancho pra ideia... Obrigado pelas visitas ao blog.

Pois é, Thayse. É ouro!! E mais do que merecido. Vcs arrebentaram.

Giancarlo Proença disse...

AC-DC pra trilha. Só por aí já dá pra sentir que os caras da criação botaram a cabeça sob a guilhotina. O resultado é muito bom. Me custa a crer (na verdade não sei se é) que se trata da mesma equipe que fez a campanha do Ford Edge, que é chata como pizza sem cobertura.

Fernando Palermo disse...

Grande Gian. Genial até em simples comentário.