25 junho 2009

Pós-aula é isso aí.

Saí da sala de aula há cerca de 2 horas. Ainda estou sob o efeito maravilhoso deste meu recente vício. Foi uma boa aula, espero que os alunos tenham a mesma opinião. Foi ali na Univali da Ilha. Cadeira de Linguagem Publicitária, e o assunto foi o texto publicitário e suas dimensões.

O ponto incial foi a ditadura da ideia visual na propaganda atual. Este conceito é meu: ditadura mesmo. Não que os anúncios visuais premiados de hoje em dia, e dignos de anuários, sejam ruins. Longe disso. A maioria é genial. O problema é criar um preconceito contra anúncio com texto. O problema é pegar o briefing e já começar a perseguir uma ideia "sem texto". Como se fosse antigo criar anúncio que tenha texto.

Digo, insisto, repito sempre que lembro - minha memória é ruim de verdade - e tenho vontade de afirmar em um longo texto: tem muito redator por aí que não sabe mais desenvolver um bom texto. De tanto criar "anúncios com ideias visuais" acaba atrofiando a maravilhosa vocação da escrita.

Sempre falo que se existe uma regra para a propaganda, esta é a lei do depende. Alguns clientes, alguns produtos, alguns públicos, fazem por merecer um bom texto. Longo ou não. Mas sempre um bom texto, é claro.

Hoje, falamos bastante sobre isso. Alguns alunos já estão no mercado publicitário e isso sempre rende uma boa discussão.

Mais adiante discutimos outro assunto polêmico: a propaganda manipula as pessoas?

Já são 00h15 de quinta. A manipulação, ou não, fica para um próximo post.

3 comentários:

Anónimo disse...

O Leão de Ouro em Press deste ano, tem um puta texto.
Além disso, é longo - e cá entre nós é beeem melhor que o Grand Prix em Press - o que já vai contra os padrões atuais.

Abraço
Fabiano Nicaretta

Fernando Palermo disse...

Aleluia!

Thayse Tsuruyama disse...

13:49 estou esperando o próximo texto. claro, só porque gostei desse.
=D