29 junho 2009

Duas profissões. Dois prazeres. Dois vícios. Um agradecimento.



Há cerca de 30 anos comecei uma profissão. Pisava pela primeira vez em uma agência de propaganda e assumia uma Olivetti Lettera 22 (tempos depois eu fazia um up grade para uma Lettera 35, minha parceira de muitos e muitos textos). Com meus 6 dedos datilógrafos, os outros até hoje teimam recusar o trabalho, comecei a redigir meus primeiros anúncios. E nunca mais parei.

Há cerca de 4 anos, talvez nem tanto, comecei outra profissão. Pisava pela primeira vez em uma sala de aula na condição de professor. Acho que suava mais do que na estréia como publicitário. Mas consegui terminar bem a aula. Lembro que dois ou três alunos vieram falar comigo: gostaram, "mas o professor não precisava estar tão nervoso".

Com o tempo, pouco tempo de lá até aqui, fui tentando aprimorar um estilo de ensinar e assimilar as técnicas do magistério. Aos poucos fui acertando a mão, tentando levar para a sala de aula um pouco da minha experiência profissional, aliada à teoria de bons autores.

Desde o primeiro dia da profissão de professor eu recomecei a estudar. E não parei mais. Hoje - tenho certeza - leio, estudo e aprendo muito mais do que nos tempos de aluno, que, aliás, não estão tão distante assim, visto ter terminado a graduação em 2005. Preparar uma aula é, simplesmente, aprender. E isso é bom demais. Verdadeiro vício.

Por que o assunto?

Na semana passada, eu soube que a Direção da Estácio de Sá SC fez um ranking de seus mais de 300 professores, de acordo com as 4 últimas avaliações semestrais feitas pelos alunos.
E neste ranking o meu nome aparece como o 2º professor melhor avaliado pelos alunos, entre todos os cursos.

Em 1º lugar, com toda a justiça, vem a professora Márcia Alves, com quem eu também aprendo sem parar.

Este destaque nesta recente profissão tem um sabor especial, bem melhor do que os prêmios publicitários já recebidos na minha "jurássica" carreira. Aqueles eram dados por jurados, na maioria das vezes, publicitários como eu. Assim como também já fui jurado e concedi vários prêmios.

Este ranking é diferente. Tem um sabor diferente. Foi definido por quem realmente interessa no processo: o aluno. Ou, como diríamos nós, publicitários, o famoso e importante público-alvo.

Assim, pra terminar este post, que já está longo demais, quero agradecer aos alunos, é claro. Vocês não imaginam como é bom vivenciar as aulas com vocês.

Ensinar é como criar um anúncio. Puro prazer. Maravilhoso vício. Simples assim.

23 comentários:

Marcus disse...

Merecido mesmo professor. Se fizerem isso na UNIVALI também, o senhor levaria com toda a justiça. Quanto à minha turma, ponho minha mão no fogo pra dizer que isso é unânime. E isso porque a maioria não gosta tanto de redação e nem tem a intenção de trabalhar diretamente com ela.
Antes de mandar aquela entrevista pro senhor, fui perguntado sobre qual profissional gostaria de entrevistar, levando em consideração que deveria ser alguém que o estudante admirasse. Pensando em todos os professores que tive aula, tanto no curso de PP, quanto no outro de Direito que estou concluindo, o único que se enquadrava neste quesito era o senhor.
Por isso, nada mais justo que esta avaliação. Parabéns professor.

Anónimo disse...

E aí Palermo!
Rafael aqui, da ex-3ª fase matutino..
Bem, não sei usar blogs ainda, mas me acostumei a ler o teu, quando me sobrava um tempinho.
Queria dizer que, dias atrás, andei pensando nessa avaliação e no que eu pensava sobre os professores, sobre as aulas e tudo mais.
No teu caso, especificamente, pensei que as tuas aulas não eram boas só pela gigantesca experiência que passavas, mas pelo conhecimento que era construído junto aos alunos. Como deve ser. Foi uma experiência que eu gostaria de ter novamente.

Um grande abraço!

Paula Carina de Araújo disse...

Parabéns Palermo! Quero muito seguir a docência e tenho certeza que ainda tenho um longo caminho a ser percorrido. O que mais me fascina nessa profissão é justamente a possibilidade de estar aprendendo sempre, seja com leituras ou com a troca de experiência proporcionada por essa profissão!

Abraço

Anónimo disse...

Palermo, me lembro bem do teu primeiro dia de aula na nossa sala. Burburinhos dos alunos pelos cantos "Fernando Palermo nos dará aula!". E mesmo com o nervosismo que não dava pra esconder, teu profissionalismo foi o que ficou mais em evidência.
Você sempre foi referência pra mim ali dentro da faculdade (e fora dela também). Nas três oportunidades que tive no mercado publicitário em SC, você me ajudou em todas. Todas. Como posso agradecer por cada chance que me proporcionaste? Pretendo escrever melhor sobre o tanto que aprendi contigo. Te admiro profundamente pelo profissional que és. E mais ainda por seres essa pessoa incrível, capaz de cativar a todos nos primeiros cinco segundos de prosa.
Obrigada por tudo! De verdade.
Se você se encontrou lecionando, sorte a nossa ter te encontrado como professor.
Um abraço beeem apertado!

Fernando Palermo disse...

Marcus, vamos falar mais sobre este teu interesse pela redação. Mesmo não nos encontrando em sala de aula no proximo semestre, estarei pela Univali às quartas. Vamos nos falar bastante.
Rafael, tua turma foi especial neste semestre. E, é claro, vc também.
Paula Carina, investe na docência. Se não deixa a gente milionário, pelo menos enriquece a alma.
Renata, vc já está construindo uma caminhada na profissão. Méritos todos seus.
Abraços a todos.

Louize Vieira disse...

Merecidissimo ! simples assim !!

Edson disse...

O resultado dessa avaliação só mostrou o que eu já sabia. O super profissional que você é. O grande diferencial das tuas aulas, é que você realmente traz o dia-a-dia da publicidade pra gente, e espero que continues assim.
Mas é isso, no semestre que vem a gente se esbarra denovo nas aulas.

Abraço e Parabéns.

Guilherme Tossulino disse...

Grande Palermo!

Não te conheço como professor, mas como colega de trabalho e excelente profissional.

Parabéns e espero ainda encontrá-lo como mestre em uma sala de aula.

Nada melhor do que ser recompensado pelo trabalho que você tanto gosta e que faz parte de você. Sucesso!

Mila disse...

"2º professor melhor avaliado pelos alunos" porque você é "O" professor.
Não tive aula com a Marcinha ainda, já ouvi muitos elogios a respeito dela. Mas você com certeza sempre será lembrado, não só em nossa vida acadêmica mas em todo nosso futuro profissional também.
Professor, amigo e excelente profissional. Com você só temos a aprender e agradecer.
"Quando eu crescer quero ser que nem você."
(só p/ descontrair =P)
hehe
Bjsss e até qualquer fase.

Anónimo disse...

great Palermo! Competente em tudo em que é apaixonado! Meu professor! forte abraço e sem sombra de dúvidas, Tanto você quanto a Marcinha são "profis" mais que especiais e grandes amigos. forte abraço.

Kelly Veiga disse...

Merecidíssimo!

Sempre amei suas aulas e o modo como passa todos os seus conhecimntos em forma de cases. E me lembro bem da sua primeira aula como professor, eu estava lá!

Beijão

Vinicius Amaral disse...

Parabéns Palermo,
Você merece esse reconhecimento, pelo seu empenho e dedicação, sempre arruma um tempo para atender todos. Eu que o diga.
Acho que nesse teu primeiro dia foi na nossa sala eu estava lá!
Abraço
João Paulo

Katiany Pinho disse...

Eu já sabia!

Marcia Scherer disse...

parabéns pelo reconhecimento e apesar de não ser seu público-alvo, eu aprendo mto com vc também, através deste blog.
ensinar é um dom, que cada um pode aperfeiçoar e você, com certeza, fez isto.
eu, que não sou tão nova, mas não tenho tanta estrada quanto vc, procuro me espelhar em suas palavras.
isto faz de vc um grande professor redator publicitário, ou seria o contrário?
parabéns.

Rei do Pão disse...

Sinceramente Palermo, o prazer é todo nosso. Aquele primeiro dia de aula no semestre passado (na então 1ª fase) com você mudou toda minha visão. Posso garantir que falo por todos os meus amigos, Aquele primeiro dia de aula mudou nossas vidas.
Acho que esse resultado é apenas o reflexo do sua qualidade e dedicação e, pensando bem, mais do que um prazer é uma honra aprender com você.

PS: não tô puxando o saco ;)

Pedro A. Borges disse...

Parabéns pelo reconhecimento Palermo. São acontecimentos assim que engrandecem nossa experiência de vida.

Amanda Hardt disse...

tenha certeza de que o seu 2º lugar tb foi muito merecido. nao conheço a Marcia ainda, mais tenho certeza que você é um ótimo professor e que da as aulas com gosto, e passa isso a todos os alunos.
E,
"Quando eu crescer eu quero ser que nem você!"

Parabens pelo 2º lugar, e continue sendo esse cara que és, que contagia os alunos com a vontade de aprender e conquista com a maneira de falar de tudo que mais nos interessa, Publicidade!

Um beijo.

Diego LoKoW disse...

grande palermo

nem tenho aulas com você ainda, mas ja estou aqui aprendendo muito sobre sua pessoe(hehehe)

parabéns pelo 2º no rank

obs: onde consigo essa lista?

abrazzz

Fernando Palermo disse...

Este ranking é interno. A lista nao sera divulgada.

Anónimo disse...

"Com meus 6 dedos datilógrafos, os outros até hoje teimam recusar o trabalho..." - eu fui direto com minhas mãos pra cima do teclado, pra ver quantos dedos eu uso quando digito! haha... (uso todos! Ganhei :P
Bom, professor! PARABÉNS em primeiro lugar! Você, pra mim, sempre foi um ótimo professor.Diria até que fostes o melhor que já tive! Me espelho muito em ti... Adoro passar aqui pelo Blog e ler seus depoimentos...
Um beijo! e boas férias!

Anónimo disse...

"Com meus 6 dedos datilógrafos, os outros até hoje teimam recusar o trabalho..." - eu fui direto com minhas mãos pra cima do teclado, pra ver quantos dedos eu uso quando digito! haha... (uso todos! Ganhei :P
Bom, professor! PARABÉNS em primeiro lugar! Você, pra mim, sempre foi um ótimo professor.Diria até que fostes o melhor que já tive! Me espelho muito em ti... Adoro passar aqui pelo Blog e ler seus depoimentos...
Um beijo! e boas férias!

Desbravadores Inclusivos disse...

A Marcinha ja é a alma da Publicidade na Estacio, agora temos também um novo espirito, criativo por aqui!
Parabens a Ambos...Merecidissimo premio!

Anónimo disse...

Palermo Parabéns, vc realmente merece. Apesar do seu pouco tempo professor, vc tem o dom. bjão A.P.Rocha