06 junho 2009

Balanço do T.I. na Estácio



Passado o tsunami T.I., vale a pena fazer um balanço das minhas bancas. Não, não vou escrever com o criativo estilo literário do prof. Diego, ainda não viu, darling?”. Vou ser mais direto, mais simples, mais sem graça. Paciência, vamos lá:

Banca da 1ª Fase: a turma me surpreendeu. Em um determinado momento do semestre tinha a impressão de que não sairia nada de bom. Cheguei a dar esporro geral em aula, papo sério e pesado. Chegou a hora da banca e não é que a turma se revelou? Primeira fase com pegada publicitária nas peças. O briefing era criar uma campanha estimulando a adoção de animais de rua. Cada grupo pegou um caminho. E teve campanhas com um leve humor, campanhas com caricaturas muito engraçadas, teve abordagem mais emotiva, linha séria. Ficamos impressionados.

Bancas da 2ª Fase: quem leu o blog do Diego já sabe. A segunda fase deu show de criatividade. O briefing era resolver a transição da marca All Star para Converse. O resultado bem que poderia ser visto na mídia. Várias campanhas merecem ser veiculadas de verdade. Impressionante mesmo, tanto que o pessoal lá da Estácio Rio, que estava em Floripa, assistiu a banca da noite, leu os trabalhos da manhã, e saiu dizendo que as oitavas fases deles não chegam nem perto. Textos publicitários mesmo, layouts maravilhosos. Pelo que a segunda fase apresentou, o nível da propaganda catarinense vai melhorar daqui a pouco tempo. Bem pouco.

Bancas da 3ª fase: eles tinham um problema nas mãos. Conseguir dinheiro para o projeto Tamar. E foram à luta com talento e disposição. Muitas soluções de mkt ambiental, todas divulgadas por campanhas criativas e inusitadas. De novo: algumas campanhas mereciam estar na mídia. Foram criados personagens, criados selos de certificação, histórias em quadrinhos, ilustrações, fotos, textos. Tudo de uma criatividade incrível. Sempre achei que o TI da terceira fase é o mais difícil e complicado, porque traz um problema de mkt para ser resolvido. Em compensação, as soluções encontradas enchem os olhos da gente.

Bancas da 5ª fase: foi incrível também. Se o marketing da Marisol estivesse presente nas bancas, teriam assinado vários cheques. A turma conseguiu resolver um grande problema da marca, que é a comunicação com crianças de 5 a 10 anos. E resolveu de várias maneiras diferentes. Todas criativas. Demais, até. Teve realidade aumentada em anúncios e nas vitrines, teve anjos e suas asas mágicas, teve grafites, mundo dos sonhos, rock e globais. O que não faltou foi criatividade nos textos e na direção de arte.

Hoje, sábado, os professores se reuniram e decidiram, por votação, os prêmios de criatividade. Foi bem difícil. Acho que nunca tivemos tantas campanhas merecendo ouros e Grand Prix. Os resultados serão divulgados, em grande estilo, na Festa do dia 19, no Floripa Music Hall. Um palco à altura de tantos talentos.

Este post já está maior do que deveria, por isso paro por aqui. Foram 492 palavras escritas, mas faltou uma: PARABÉNS!


6 comentários:

Anónimo disse...

Nem sei como agradecer seu carinho. Espero de verdade te ter como professor novamente.
E se o resultado da 2ª fase foi bom é por "culpa" de vocês professores.

Tauillio Machado disse...

Pois então,
Agora o pós T.I vm a AV2 mas um stress para a cabeça. E dia 19? que vença o melhor!
Parabéns a todos!

Diego Moreau disse...

Deixa de frescuras que seu texto nunca é "sem graça". Espero que semestre que vem o pique do TI continue assim. O povo mandou muito bem mesmo.

Rei do Pão disse...

Eu e minha dupla (Thays) sempre tentamos dar o nosso melhor a cada aula e a cada trabalho, sempre buscando inovar e superar as expectativas. Espero que para o TI não tenha sido diferente.

Unknown disse...

seus comentários e posts são sempre legais, e nào "sem graça", to sempre lendo, mesmo fora da facul por um tempo.

bjao Palermo

Suellen Aleixo disse...

Profeeeee, sempre gentil, atencioso, ai ai...

É uma honra sermos julgados por um profissional tão talentoso e competente e uma pessoa tão generosa!

Um beijo enorme e obrigada pela força aí ;)