14 dezembro 2009

A falta de foco.

Passado um periodo de 35 bancas de TCC, ou seja, vivi a experiência de ler 35 monografias em duas semanas,não posso me queixar. Li e aprendi sobre QR Code (outra hora explico bem o que é isso), design de embalagem, formação da imagem do político, evolução do texto publicitário, o humor no texto publicitário, o mercado de luxo das pet shops, merchandising no BBB, mídias sociais nas agências de Floripa, e até a persuasão da menina Maísa.
Este é o lado bom de orientar muito e ser banca em muito mais. A gente mergulha em assuntos novos, não necessariamente relacionados com a área de atuação.

O lado ruim? Fiquei fora do ar por um bom tempo.

É que as bancas coincidiram com o período de reconhecimento de terreno na DBS. Reuniões com clientes, criação, aprovação e produção de campanhas emergenciais. Tudo junto ao mesmo tempo.

Hoje, por exemplo, passamos o dia na produção e cliques das fotos da coleção inverno da Someday. Foi bom demais, era o primeiro trabalho da modelo. Primeiro no Brasil. Até hoje, ela só tinha fotografado em NY, Londres, Milão e Tóquio. Dá para dizer que foi uma bela estréia em estúdio nacional.

E pra completar o quadro, estamos a alguns dias do Natal. Complicado isso. Natal sempre foi muito complicado, desde os tempos do medo do Papai Noel. A espera da hora dos presentes era angustiante.

Naquele tempo, as horas demoravam mais do que 60 minutos para passar. Hoje em dia, dão a impressão de gastarem cerca de 60 segundos para completarem o giro dos ponteiros. Se as horas voam, o ano viaja a jato.

Pronto. Falei de muitas coisas. Tudo misturado. Um texto bem ao contrário do que tento ensinar em sala de aula. Unidade e foco, gente. Sem foco, nada dá certo. Nem um simples post em um humilde blog. Foco, simplesmente, foco.

7 comentários:

André Klock disse...

Discordo que o seu post estava sem foco, muito pelo contrário. Ou foi sem querer, ou com a "malandragem" de publicitário o senhor (sim, você mesmo professor Palermo) foi enrolando, enrolando, se fazendo estar fora de foco, para depois bater a tecla ENTER e finalizar falando que ter foco é importante.

Acertei ou não? hehehe!
Abraços!

André Klock disse...

Ops. Acho que eu mesmo tinha me esquecido do título do post hahaha! Acontece... Falta de foco, muita coisa por aqui rsrsr!

Fernando Palermo disse...

Hahahaha bem isso, André. Bem isso.

Kelly Veiga disse...

Discordo também. Na realidade, escreveu exatamente como fala em sala. Uma coisa vai puxando a outra, a gente vai viajando e, quando vê, acabou a aula. Uma baita aula.

E já faz um ano que apresentei o TCC, nem parece. E você também estava lá, firme e forte na banca. Impressionado ao saber que consegui as informações através de uma carta pra agência África. Casado de ler sobre havaianas todos os anos, mas esse não era o foco do trabalho. E isso também não era o foco do comentário, mas aí eu lembrei e deu saudades.

Beijos, Teacher!

Fernando Palermo disse...

"Contar aulas" é o que eu mais gosto, Kelly. Falando em TCC, quando vc tiver um tempinho, me manda um PDF dele, ok?

Ísis Melo disse...

Nunca mais apareci!
Eu vejo o pessoal aqui comentar sobre suas aulas e morro de inveja. Se uma mini-aula-texto é sempre tão interessante, imagina uma AULA, pelo que percebo, devem ser senhoras aulas mesmo.
Mas falando em foco, o do meu comentário é outro.
No seu último comentário lá no meu blog, disse que eu poderia enviar algum trabalho da faculdade, mas vou fazer melhor (não mais que minha obrigação). Estou finalmente montando um mini portifolio com alguns trabalhos e assim que der eu coloco o link por aqui!
E pra terminar (me sinto um tanto inconveniente escrevendo demais no blog dos outros hehe) vim também dar uma boa notícia - pelo menos para mim. Ganhei um concurso bem tradicional de puclicidade aqui de Alagoas, guerreiros da criação, e o prêmio foi um estágio de redação, logo o que eu amo. Então, imagina mnha felicidade... haha
Parei por aqui, desculpe-me o mega texto!

Fernando Palermo disse...

Oi, Isis. Pois é, há tempos vc nao escrevia aqui. Boas novidades, então. A conquista no concurso e o portfolio que está tomando forma. Que bom, quando estiver ok, não esqueça de passar o link.
Quanto às minhas aulas, nada demais. Apenas procuro contá-las, ao invés de ministrá-las.
E os alunos elogiam porque se tornam bons amigos. Simples assim.
Um abraço.