15 novembro 2009

Sobre advertainement

De novo, muito tempo sem um novo post. Indesculpável.

Neste tempo com o blog em silêncio, queria ter feito pelo menos um comentário sobre a palestra do Walter Longo, que eu não assisti. Havia reservado meu lugar há um mês, mas chegou a noite do evento e eu fiquei na agência.

Há muito tempo venho acompanhando as idéias do Walter Longo, incluindo muita coisa em minhas aulas, principalmente as de pós-graduação. Longo talvez seja nossa maior autoridade em advertainement, a prática de inserir o produto ou marca naturalmente no conteúdo editorial da TV.

Não se trata de meros merchandisings, que, de tão assíduos e descarados, não têm mais a pretensão de disfarçar o discurso. O advertainement, tão inteligentemente defendido por Longo, não utiliza esta técnica de interrupção tão comum na propaganda convencional.

Nele, a marca faz parte do enredo. A mensagem publicitária é passada como entretenimento.

Prometo que amanhã falo sobre isso.

4 comentários:

Rodrigo Cauduro disse...

Oi Palermo, tudo tri? Seguinte: se você tiver algum aluno interessado em estágio em redação, peça pra mandarem emails com portfólio (se tiverem) para o meu, certo? Abraços. Rodrigo. rcredator@gmail.com

Fernando Palermo disse...

OK, Rodrigo. Vou mandar alguns bons alunos pra vc.

Marcelo Zaniolo disse...

ainda nao acredito que nao pude ir nesta palestra! hehe... abraços e boa semana, professor.

Giancarlo Proença disse...

Buenas, colorado. Já teve oportunidade de dar uma olhada no outdoor da D'Araujo com um desenho de Adão e Eva? Cara, seria hilário se não fosse trágico.
Abraço.