13 abril 2009

Tendência ou obrigação?



Alguns dias sem escrever por absoluta falta de tempo e de assunto. Hoje volto ao blog, porque tenho tempo. Quanto ao assunto, este é um item que continua em falta apesar de que o velho mundão continua com suas barbaridades. O BBB terminou. Começa hoje uma nova novela. Faustão continua sem solução. As agências de propaganda tradicionais continuam com seu velho discurso de comunicação integrada, comunicação total, comunicação etc e tal. E a Internet continua bombando.

Enquanto isso, em SP, as agências de ponta, que sempre ditam as tendências, anunciam a abertura de seus núcleos de comunicação digital. Não dá mais pra fingir que a web é uma midiazinha de jovens sem nada mais sério para fazer do que navegar e bater papo.

Hoje mesmo, no final da tarde, passei em uma agência e bati um papo interessante, ou melhor, no meio do papo ouvi uma pergunta interessante: abre aspas – Então, quer dizer que as empresas podem usar o Orkut pra anunciar? Como se faz isso? Nunca notei! – fecha aspas.

Pois é. Pelo menos este meu amigo foi sincero e deixou bem claro que não tem idéia de como utilizar o Orkut, por exemplo, em uma campanha para um cliente. Rapidamente comentei com ele algumas maneiras de utilizar a net para reforçar o relacionamento entre marcas e pessoas.

A Internet, e suas Mídias Sociais, estão aí dando sopa para completar os planos de comunicação que as agências vendem para seus clientes. Que tal acrescentar no seu plano uma pitadinha de Orkut, um leve tempero de Flickr, um toque de Twitter ou uma boa dose de Ning?

Está mais do que na hora de as nossas agências montarem seus núcleos de comunicação digital. O campo de trabalho para nossos profissionais ampliaria, assim como aumentaria a eficiência de nossas campanhas.

8 comentários:

Renato Muniz disse...

Excelente post! A tecnologia faz o fluxo de informações caminhar para um universo cada vez mais amplo e cheio de novas possibilidades. Esse é o mundo em que vivemos. Só não vê quem não quer!
Parabéns! Abraço.

Kelly disse...

Sem contar que cada vez mais as pessoas tem fácil acesso a internet, possibilitando maior abrangência e eficacia numa campanha de massa!

Beijos, Teacher

Fabián disse...

E agora com "net na tomada" !

Só pra constar...Palermo, ja visitou o Blog da candidata Bruna Pasternak 10 ?
www.candidatabrunapasternak.wordpress.com
A equipe de assessores da candidata, e a própria, agradecem :D

Marilis Dutra disse...

Parabéns pelo post!! faço das palavras do Renato Muniz as minhas
=)

Marilis Dutra disse...

Parabéns pelo post!! faço das palavras do Renato Muniz as minhas
=)

Leo Zardo disse...

Acho que internet já deixou de ser tendência para virar obrigação há alguns anos. Com esse exemplo da agência, percebe-se que é verdade quando os professores falam que há um grande aprendizado por ter contato diário com os alunos.

Mih Mayfair disse...

Oi, tudo bem?
Pois é, eu to no 3º semestre de publicidade e estudando a fundo as mídias agorae falar sobre as tendencias e oportunidades da internet gera um furdunço dentro da aula. Cada um tem uma opinião e uma visão de como vai ser daqui a algum tempo, e de como usar cada elemento, que a cada dia se multiplicam.
Cabe a quem já ta no mercado pesquisar e experimentar, e pra quem ainda não saiu da faculdade ainda, estudar e estudar pra consguir entender o que ta acontecendo e como usar essa revolução toda.

Gostei do blog, vou te linkar. beijo

Fernando Palermo disse...

Pois é. Não dá mais pra falar em como vai ser no futuro. As coisas estão acontecendo aqui, ali e agora.